quarta-feira, 23 de maio de 2012


Benefícios do Chá Branco

O chá branco age no organismo do mesmo modo que o chá verde: desincha, desintoxica e acelera o metabolismo, facilitando a queima de gordura. A diferença é que faz tudo isso de maneira mais intensa e não tem sabor amargo.

Além disso, o chá branco é menos processado que o verde, apesar de serem extraídos da mesma planta (Camellia sinensis), razão pela qual suas substâncias benéficas, como os antioxidantes, são mais preservadas. No momento da colheita, suas folhas são retiradas muito jovens, na fase em que ainda estão cobertas por uma penugem esbranquiçada (o que explica o nome chá branco), concentrando 40% mais catequinas e polifenóis – substâncias extremamente antioxidantes e termogênicas (aceleram o ritmo do metabolismo) – que o chá verde. O branco é coletado antes de as flores se abrirem, quando há brotos cobertos por finos pêlos prateados, que lhe dão uma cor clara verde-acinzentada. Esses brotos e as folhas da planta são cozidos no vapor e submetidos a secagem. Ao contrário do verde e do preto, o chá branco não passa pela fermentação.

O chá branco também protege  o coração e combate o envelhecimento. É excelente para emagrecer porque inibe as enzimas responsáveis pela compulsão alimentar, reduz a absorção das gorduras vindas dos alimentos e “varre” as impurezas do organismo, facilitando o emagrecimento.

Como preparar o chá branco
Assim como você faz no preparo do chá verde, coloque água para ferver e, antes de surgirem as primeiras bolhas, apague o fogo. Acrescente a erva (2 colheres de sopa rasas para 1 litro de água ou 2 colheres de chá rasas para 1 xícara de água), abafe por cinco minutos e coe.

Beba quente ou frio até 24 horas depois do preparo. Se quiser preparar uma boa quantidade para tomar durante o dia, coloque o chá numa garrafa térmica ou numa jarra de vidro e leve à geladeira.

Evite adoçar, pois açúcar e adoçante prejudicam o processo de desintoxicação. Mas se você não sabe tomar chá sem um sabor adocicado, use uma colher de chá de mel para um litro de chá branco ou coloque canela em pau na água que será levada ao fogo para preparar o chá.

Deixem seus comentários e opiniões, e se tiver algumas dicas legais podem postar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário