sexta-feira, 25 de maio de 2012

Chá Mate





Ela é bastante utilizada no Sul do Brasil, onde costuma ser parte integrante da cultura local, em forma do bom e velho chimarrão. Ou no Centro-Oeste, onde é macerada e consumida em água fria ou gelada, no chamado tererê. Mas também é muito apreciada pelo Brasil afora, em forma de chás e bebidas refrescantes. Estamos falando da erva-mate, uma poderosa fonte de propriedades nutritivas e benéficas para a saúde, que ajuda até mesmo a limpar o organismo, combatendo os radicais livres que provocam o envelhecimento do corpo.

Paixão internacional

A erva-mate, cujo nome científico é Ilex Paraguariensis, é um arbusto proveniente das missões jesuíticas do Paraguai. Os jesuítas a enviaram para a Europa e, de lá, seu consumo como chá expandiu-se para os cinco continentes. Isso se deu por causa da comprovação científica de seus benefícios para a saúde - a erva é rica em vitaminas, A, B1, B2, B6, C e E, proteínas e minerais como cálcio, potássio e magnésio. Quando consumida em forma de chá, ganha propriedades diuréticas, digestivas e estimulantes. Também possui características antioxidantes, devido à presença de flavonóides.
“De modo geral, os chás apresentam quantidades razoáveis de flavonóides, um grupo de substâncias naturais que possuem ação antioxidante”
Na América do Sul, o Brasil não é o único país a se render ao sabor do mate: a bebida é consumida na Argentina, no Uruguai, no Paraguai e em algumas localidades do Chile e do Peru. Nos três primeiros países, o mate é bebida nacional, fazendo parte do cotidiano e da cultura de seus povos. A paixão é tanta que os argentinos são os maiores produtores de mate do mundo, com 174 mil hectares cultivados, exportando até para países do Oriente. A Síria costuma ser a maior consumidora do mate argentino, assim como o Líbano e a Arábia Saudita. Mas ele também faz parte da rotina de países como a Tailândia, onde se bebe em porcelana fina, e na China, onde é dissolvida em leite de soja.

Benefícios

Além de saborosa, a erva-mate é repleta de características nutricionais. Tem vitaminas e minerais, é uma das fontes mais ricas em ácidos fenólicos - que são um composto químico que aparece naturalmente em alimentos de origem vegetal e responsáveis pelo sabor amargo e adstringente - e ainda são capazes de combater os radicais livres, que prejudicam o bom funcionamento do organismo. Pesquisas realizadas recentemente nos Estados Unidos mostraram que as propriedades antioxidantes da bebida exercem um efeito protetor direto nas células. Também revelaram que a erva-mate é capaz de inibir o processo de oxidação do mau colesterol (LDL), prevenindo doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce.
Mas, segundo a nutricionista Camila Mendes de Abreu, esta não é uma característica exclusiva do mate. "De modo geral, os chás apresentam quantidades razoáveis de flavonóides, um grupo de substâncias naturais que possuem ação antioxidante. Há evidências de que, por causa da presença dessas substâncias, os chás ajudam a diminuir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas", afirma.
Outra característica da erva é seu potencial estimulante. Elimina estados depressivos, deixa o cérebro em alerta e ajuda a espantar a fadiga. É perfeita para aqueles momentos de cansaço e desânimo, pois contém cafeína. Claro que, assim como outros alimentos que têm esse componente - como café, chocolate e refrigerantes tipo cola -, o mate também não pode ser ingerido em excesso. "Principalmente por quem tem doenças cardíacas graves, porque pode causar arritmia, e pelas gestantes. No caso delas, a cafeína atravessa facilmente a barreira placentária, podendo interferir no crescimento e desenvolvimento do bebê", sublinha a Dra. Camila. Se consumida moderadamente, entretanto, a bebida costuma provocar uma agradável sensação de bem-estar.
Assim como todos os alimentos saudáveis, a erva-mate não faz milagres sozinha. "Um padrão alimentar habitual pobre em gordura saturada, colesterol e sódio, associado ao consumo de erva-mate, pode reduzir o risco de doenças. Os benefícios vêm se for adotada essa combinação", alerta a nutricionista.

O mate na culinária

Se você pensa que o mate só serve para fazer chá, é porque ainda não conhece a versatilidade da erva. Veja algumas receitas especiais que podem dar um toque diferente às suas refeições:
MATE COM FRUTAS VERMELHAS E MANJERICÃO
INGREDIENTES
3 colheres de sopa cheias de mate a granel
300 ml de água fervente
1 polpa de frutas vermelhas (100g)
2 folhas de manjericão
COMO PREPARAR
Coloque o mate em 300 ml de água bem quente, pouco antes de ferver, e coe. Depois de esfriar, bata com os demais ingredientes no liqüidificador. Guarde na geladeira e sirva bem gelado.
SORVETE DE ERVA-MATE
INGREDIENTES
1 litro de leite
1 ½ xícara de açúcar
1 colher de sopa de liga
1 colher de chá de gordura para sorvete
2 colheres de sopa de pó de erva-mate peneirada
COMO PREPARAR
Comece fervendo o leite. Misture o pó de erva-mate e quando estiver frio coloque no liqüidificador. Acrescentamos 1 ½ xícara ou 300 gramas de açúcar e a liga.
Bata por três minutos. Se preferir, acrescente três colheres de sopa de leite em pó ou leite condensado - mas, se usar o leite condensado, será preciso diminuir uma xícara de açúcar.
Coloque em uma travessa rasa e leve ao freezer. Deixe descansando por quatro horas, até congelar. Depois, corte em cubos e bata na batedeira. Em seguida, acrescente a gordura. Troque o garfo por um mais fino e continue batendo.
Bata até ficar cremoso e volte a colocar no freezer até poder formar as bolas de sorvete.
BOLO DE IOGURTE COM MATE
INGREDIENTES
3 ovos
1 copo de iogurte natural
Três quartos de um copo (de iogurte) de óleo vegetal
3 colheres de sopa de chá mate solúvel
1 pacote de gelatina sabor limão
300 gramas de farinha de trigo peneirada
120 gramas de açúcar
1 colher de sopa de fermento químico em pó
COMO PREPARAR
Em uma vasilha, junte a farinha de trigo, a gelatina, o açúcar, o chá e o fermento em pó. Misture bem e reserve. No liqüidificador, coloque os ovos, o óleo vegetal, o iogurte e bata por cinco minutos. Coloque aos poucos o creme na vasilha de ingredientes secos e misture até formar uma massa homogênea. Ponha a massa em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido. Asse por cerca de 25 minutos ou até que o bolo esteja cozido.

Deixem seus comentários sobre o assunto e deixe suas sugestões.

quarta-feira, 23 de maio de 2012


Benefícios do Chá Branco

O chá branco age no organismo do mesmo modo que o chá verde: desincha, desintoxica e acelera o metabolismo, facilitando a queima de gordura. A diferença é que faz tudo isso de maneira mais intensa e não tem sabor amargo.

Além disso, o chá branco é menos processado que o verde, apesar de serem extraídos da mesma planta (Camellia sinensis), razão pela qual suas substâncias benéficas, como os antioxidantes, são mais preservadas. No momento da colheita, suas folhas são retiradas muito jovens, na fase em que ainda estão cobertas por uma penugem esbranquiçada (o que explica o nome chá branco), concentrando 40% mais catequinas e polifenóis – substâncias extremamente antioxidantes e termogênicas (aceleram o ritmo do metabolismo) – que o chá verde. O branco é coletado antes de as flores se abrirem, quando há brotos cobertos por finos pêlos prateados, que lhe dão uma cor clara verde-acinzentada. Esses brotos e as folhas da planta são cozidos no vapor e submetidos a secagem. Ao contrário do verde e do preto, o chá branco não passa pela fermentação.

O chá branco também protege  o coração e combate o envelhecimento. É excelente para emagrecer porque inibe as enzimas responsáveis pela compulsão alimentar, reduz a absorção das gorduras vindas dos alimentos e “varre” as impurezas do organismo, facilitando o emagrecimento.

Como preparar o chá branco
Assim como você faz no preparo do chá verde, coloque água para ferver e, antes de surgirem as primeiras bolhas, apague o fogo. Acrescente a erva (2 colheres de sopa rasas para 1 litro de água ou 2 colheres de chá rasas para 1 xícara de água), abafe por cinco minutos e coe.

Beba quente ou frio até 24 horas depois do preparo. Se quiser preparar uma boa quantidade para tomar durante o dia, coloque o chá numa garrafa térmica ou numa jarra de vidro e leve à geladeira.

Evite adoçar, pois açúcar e adoçante prejudicam o processo de desintoxicação. Mas se você não sabe tomar chá sem um sabor adocicado, use uma colher de chá de mel para um litro de chá branco ou coloque canela em pau na água que será levada ao fogo para preparar o chá.

Deixem seus comentários e opiniões, e se tiver algumas dicas legais podem postar.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Chá Verde



O Chá verde é feito com folhas de Camellia Senensis, que é rica em tanino e possui propriedades antissépticas e adstringentes, podendo ser indicada para limpeza de peles oleosas.  Os mais atentos sabem que é a mesma erva que dá origem ao chá preto.
E quais são os benefícios do chá verde ?
O chá verde auxilia na perda de peso, diminuição das taxas de colesterol, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico, reduz o risco de artrose, aterosclerose dentre outras doenças degenerativas, tem uma ótima ação cicatrizante por uso tópico.
O chá verde além destes diversos benefícios citados acima, quando usado em bochechos e gargarejos previne das cáries e ajuda a combater infecção na garganta.
Se o seu objetivo é emagrecer, saiba que o chá verde emagrece e pode ser um ótimo auxiliar nesta tarefa, pois possui ação desintoxicante, digestiva e diurética. A combinação de polifenóis em sua composição faz com que o metabolismo acelere.
Apesar de ler todos esses benefícios do chá verde, não saia bebendo compulsivamente o chá verde, o consumo em excesso e o chá muito concentrado pode levar a gastrite, devido a cafeína.
O ideal é consumir a bebida em pequenas doses de 50ml ( copinho de café ) ao longo do dia.



Chá Verde na culinária.


Chá com frutas vermelhas
Ingredientes
1 xícara de chá verde gelado
10 amoras ou morangos
Modo de fazer
Bata tudo no liqüidificador e tome em seguida.

Chá com abacaxi

Ingredientes
1 xícara de chá gelado
1 punhado de salsinha com talo
2 fatias de abacaxi
Modo de fazer
Bata os ingredientes no liqüidificador e delicie-se com a bebida.

Suco energizante

Ingredientes
1 xícara de chá verde gelado
1/2 colher (café) de canela em pó
1 colher (café) de guaraná em pó
1 colher (sopa) de mel
1 copo de água-de-coco
Modo de fazer
Bata os bem todos os ingredientes no liquidificador e tome, de preferência durante o café-da-manhã.

Chá com suco de laranja ou uva

Ingredientes
1/2 xícara de chá verde gelado
1/4 de xícara (chá) suco de laranja ou uva
Modo de fazer
Acrescente a dose de suco ao chá verde, misture bem com uma colher e tome em seguida.

Chá verde com maçã

Ingredientes
1 xícara de chá verde gelado
1 maçã com casca (tire somente as sementes)
Modo de fazer
Bata tudo no liqüidificador e beba sem coar.
Deixem seus comentários e sugestões sobre o delicioso Chá Verde.